HÉRNIA DE DISCO E DOR IRRADIADA

HÉRNIA DE DISCO E DOR IRRADIADA

A hérnia de disco é uma problema que ocorre quando uma porção do disco intervertebral – a estrutura amortecedora situada entre as vértebras da nossa coluna – se desloca da sua posição original. Isso geralmente acontece devido ao enfraquecimento do ânulo fibroso, a parede externa do disco, especialmente na parte posterior e lateral do mesmo.

Neste cenário, o núcleo pulposo – a parte interna do disco, de consistência semelhante à gelatina – pode se deslocar para essa área enfraquecida. Infelizmente, essa migração pode causar compressão de uma raiz nervosa, provocando uma dor distinta conhecida como dor irradiada, num processo chamado de radiculopatia.

Dependendo da localização da compressão nervosa, a dor irradiada pode manifestar-se de diferentes formas. No caso de uma raiz nervosa cervical comprimida, a dor pode se estender do pescoço até o ombro, braço ou dedos, conhecida como cervicobraquialgia. Se a raiz nervosa comprimida é lombar, a dor pode percorrer toda a perna até o pé, uma condição frequentemente referida como dor ciática, ciatalgia ou lombociatalgia, pois o nervo geralmente afetado é o ciático.

Apesar da sua gravidade, a maioria dos casos de hérnia de disco pode ser tratada de forma conservadora, ou seja, sem necessidade de cirurgia. Para aumentar as chances de um bom resultado com o tratamento conservador, é essencial um acompanhamento multidisciplinar com especialistas experientes no tratamento desta condição. Uma equipe eficiente deve incluir um neurocirurgião ou ortopedista especialista em coluna, um fisioterapeuta, além de outros profissionais como nutricionista, educador físico e psicólogo, de acordo com a necessidade individual do paciente.

No entanto, há casos em que o tratamento conservador pode não ter o resultado esperado, mesmo quando conduzido por uma equipe multidisciplinar especializada. Quando isso acontece, a cirurgia para hérnia de disco pode ser considerada. O Dr. Breno Macêdo está capacitado com as técnicas mais modernas para a realização deste procedimento de forma minimamente invasiva, maximizando o resultado e minimizando ao máximo a ocorrência de complicações.

A seguir, você encontrará testemunhos de alguns pacientes que passaram por este procedimento.

Para mais informações sobre o procedimento, clique aqui.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também:

Procedimento

What is Lorem Ipsum?

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s,

Ver completo »
Procedimento

What is Lorem Ipsum?

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s,

Ver completo »